Sandro: O goleiro voador da Ferroviária

Antonio Sandro nasceu no Uruguai, no dia 7 de dezembro de 1919, na cidade de Paysandu. Aos 22 anos, sozinho e com apenas duzentos réis no bolso, deixou seu país para se aventurar no Rio Grande do Sul. O grande sonho daquele jovem era se tornar goleiro profissional de uma grande equipe de futebol. A primeira oportunidade surgiu no E. C. Pelotas, em 1942. No ano seguinte, defendeu o Coritiba F. C., onde ganhou o apelido de “Goleiro Voador”, por conta de sua elasticidade e plasticidade nas defesas. Além disso, Sandro tinha uma facilidade com as bolas aéreas acima da média para os padrões da época. Em seguida defendeu o SPR de São Paulo (atual Nacional A. C.), S. E. Sanjoanense, Olaria A. C., Rio Pardo F. C., E. C. Taubaté e América F. C. de São José do Rio Preto.
E foi em Rio Preto que Sandro conheceu o fundador da Associação Ferroviária de Esportes, Antonio Tavares Pereira Lima. Em 1950, Pereira Lima fundou a AFE e, em 1951, Sandro teve seu nome escrito na história da equipe araraquarense como o primeiro jogador profissional a assinar contrato com o time. Arqueiro imponente, senhor das bolas aéreas, Sandro possuías todas as características da grande escola uruguaia de goleiros. Seu temperamento forte dentro de campo contrastava com o homem carismático, de sorriso fácil e amigo de todos, fora das quatro linhas. Em meados de 1953, Sandro se transferiu para a Associação Desportiva Araraquara, onde encerrou a carreira, dois anos depois. Com raízes criadas em Araraquara, aqui se casou e passou a se dedicar à carreira de fotógrafo, se tornando até hoje um dos mais conceituados profissionais da área na cidade. Era o fotógrafo de todos, independentemente da classe social ou econômica. Em qualquer evento realizado na cidade, lá estava Sandro e sua câmera para registrar tudo.
Tchê, como também era conhecido, conquistava sua clientela não somente pela competência, mas também pelo carisma. No dia 14 de dezembro de 1988, a morte chegou para Sandro, em decorrência de um AVC, mas a trajetória do grande goleiro que se tornou um grande fotógrafo sempre fará parte da história de nossa cidade.
Na foto Rubens Brunetti ,repórter,entrevistando o Sandro como fotógrafo.