Em jogo válido pela 9ª rodada do Paulistão 2019, a Ferroviária empatou com o Guarani por 1 a 1 na noite desta sexta-feira (1) no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Os dois gols saíram no primeiro tempo: Diego Cardoso abriu o placar para o Bugre e Felipe Ferreira igualou o marcador para a Locomotiva.
Com o ponto conquistado fora de casa, a equipe do técnico Vinícius Munhoz se mantém na zona de classificação para as quartas de final, embora seus dois principais concorrentes (Corinthians e Bragantino) ainda jogarão nesta rodada. O Grupo C é liderado pelo Corinthians, com 13 pontos, mesma pontuação da Ferroviária, que tem uma vitória a menos. Completam a chave o Bragantino com 10 pontos e o Mirassol com 8. Na classificação geral, a Ferroviária ocupa a 6ª posição.
O jogo desta sexta foi o primeiro de dois compromissos seguidos longe de Araraquara. O próximo desafio será contra o São Paulo no dia 9 de março, sábado, às 21 horas no Estádio do Morumbi. Posteriormente, a Ferroviária ainda enfrentará o São Caetano em Araraquara no dia 15 de março e concluirá a primeira fase no dia 20 contra o Grêmio Novorizontino em Novo Horizonte.
O jogo
Apesar de atuar longe de seus domínios, a Locomotiva tentou impor seu ritmo de jogo desde o início. Aos 5 minutos, a Ferroviária quase abriu o placar quando Diego Gonçalves aproveitou cruzamento e cabeceou no canto direito do goleiro Giovanni, que se esticou para encaixar a bola. Aos 10, em cobrança de falta frontal, o afeano Tony bateu perto do travessão.
Mas quem abriu o placar foi o Guarani aos 18 minutos, quando Diego Cardoso começou a jogada pelo meio e passou na área para Fernandes, que bateu cruzado para o gol e parou na defesa de Tadeu. O goleiro afeano espalmou e o próprio Diego Cardoso pegou o rebote para finalizar rasteiro e estufar a rede: 1 a 0.
A Ferroviária tentou a reação e levou perigo aos 21, quando Léo Artur recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, mas parou na defesa do goleiro. Aos 34, Léo Artur arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Giovanni a defender em seu canto direito.
A Locomotiva empatou aos 39, quando Léo Artur cruzou na área, Felipe Ferreira disputou pelo alto e Rodrigão escorou de cabeça para o próprio Felipe Ferreira, que desviou rasteiro para acertar o canto esquerdo do goleiro: 1 a 1!
A Ferroviária voltou para o segundo tempo disposta a virar. O time grená pressionou e quase fez o segundo gol aos 10 minutos, quando Lúcio Flávio recebeu pelo lado direito da área e rolo para trás, onde Felipe Ferreira bateu de primeira para acertar o travessão.
Aos 13, a Locomotiva voltou a assustar com um chute de longe de Anderson Uchôa, mas a bola passou perto do travessão. Aos 35, a Ferroviária voltou a acertar a trave, dessa vez em uma bola cabeceada por Rodrigão após cobrança de escanteio.
Aos 42, o afeano Maurinho pegou sobra na entrada da área, cortou seu marcador, bateu e parou na intervenção do goleiro. Aos 47, o goleiro Tadeu fez uma defesa milagrosa quando dois atacantes do Guarani saíram de frente para o gol, mas a arbitragem assinalou o impedimento e o jogo terminou empatado.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 1 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas;
Data/Horário: Sexta-feira, 1º de março, 21h;
Arbitragem: Marcio Henrique de Góis, auxiliado por Risser Iarussi Corrêa e Fabrini Bevilaqua Costa;
Público: 2.417 pagantes;
Renda: R$ 35.112,00;
Cartões amarelos: Carlinhos (Guarani); Diogo Mateus e Diego Gonçalves (Ferroviária);
Gols: Diego Cardoso (18’ do 1T) para o Guarani; Felipe Ferreira (39’ do 1T) para a Ferroviária;
GUARANI – Giovanni; Fabrício Costa, Ferreira, Victor Ramos e William Matheus; Deivid, Carlinhos (Rondinelly) e Fernandes; Thiago Ribeiro; Álvaro (Anselmo Ramon) e Diego Cardoso (Mateusinho). Técnico: Osmar Loss;
FERROVIÁRIA – Tadeu; Diogo Matheus, Rayan, Rodrigão e Arthur; Anderson Uchoa, Tony, Léo Artur e Felipe Ferreira (Maurinho); Diego Gonçalves (Jorge Eduardo) e Lúcio Flávio (Thiago Santos). Técnico: Vinícius Munhoz.