Ferroviária vence São Caetano e se classifica às quartas do Paulistão pela primeira vez desde o retorno à elite, em 2016!

GLOBO.COM

Triunfo por 2 a 0 dentro da Fonte Luminosa coloca Ferrinha na liderança provisória do Grupo C; Azulão agoniza na zona de rebaixamento

Assista agora mesmo o video da partida!

01′ PÓS JOGO
O JOGO
Confira os melhores momentos de Ferroviária 2 x 0 São Caetano, pelo Campeonato Paulista

35′ 2º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 35 do 2º tempo, Lúcio Flávio erra na cara do gol para Ferroviária

22′ 2º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 22 do 2º tempo, Felipe Ferreira faz fila e quase marca para Ferroviária

01′ 2º TEMPO
GOL
GOL DA FERROVIÁRIA! No 1º minuto do 2º tempo, Diego pega rebote e marca

47′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 47 do 1º tempo, Léo Artur faz bonita jogada e cai na área; AFE pede pênalti

38′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 38 do 1º tempo, Diego recebe, mas finaliza errado para Ferroviária

31′ 1º TEMPO
GOL
GOL DA FERROVIÁRIA! Aos 31 do 1º tempo, Léo Artur marca após contra-ataque

29′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 29 do 1º tempo, Felipe Ferreira experimenta de longe e quase marca para AFE

28′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 28 do 1º tempo, Alex Reinaldo bate falta e quase engana Tadeu, da Ferroviária

25′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 25 do 1º tempo, Léo Artur manda pra área e zaga do São Caetano quase faz contra

24′ 1º TEMPO
LANCE NORMAL
Aos 24 do 1º tempo, Minho divide com Arthur e cai na área; Azulão reclama de pênalti

22′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 22 do 1º tempo, Lúcio Flávio chega com perigo, mas finaliza mal para a Ferroviária

21′ 1º TEMPO
LANCE IMPORTANTE
Aos 21 do 1º tempo, Tadeu defende chute de Vitinho, do São Caetano

Quer assistir a tudo isso no Sportv Play? EXPERIMENTE AGORA
Fria e calculista

Confira os melhores momentos de Ferroviária 2 x 0 São Caetano, pelo Campeonato Paulista

O exigente torcedor da Ferroviária pode não gostar, mas tem de reconhecer que o estilo de jogo de Vinícius Munhoz levou o time às quartas de final do Paulistão pela primeira vez desde 2016, quando retornou à elite. Ontem, o time adotou o mesmo “modus operandi”: trouxe o adversário para o seu campo, valorizou a posse de bola e marcou dois gols em momentos cruciais, aos 31 do primeiro tempo, com Léo Artur, e no primeiro minuto da segunda etapa, com Diego. O Azulão mostrou determinação, raça e muita entrega na marcação. Chegou a criar jogadas, mas sempre na base da bola alçada na área.

Classificação
Com a vitória, a Locomotiva chega aos 16 pontos e assume a liderança provisória do Grupo C, que pode ser recuperada pelo Corinthians, que enfrenta o Oeste, no domingo. Contudo, a Ferroviária já está garantida nas quartas, pois não pode mais ser alacançada por Mirassol e Bragantino. Já o Azulão, com os mesmos sete pontos, torce por uma derrota do Botafogo-SP para o Mirassol, no domingo, para continuar com chances de fugir da queda na última rodada. Se o Pantera vencer, o São Caetano volta à Série A2 dois anos após ter saído.

Próximos jogos
Agora, as duas equipes encerram participação na primeira fase do Paulistão na próxima quarta-feira, às 21h30. A Ferroviária vai até Novo Horizonte enfrentar o também já classificado Novorizontino. Já o São Caetano, ainda sem saber se terá chances de lutar contra a degola, se despeda desta fase em casa, contra o São Paulo.

Primeiro tempo
A Ferroviária precisava da vitória para vencer e jogava em casa, mas manteve a pegada de procurar o gol com cautela. Vinícius Munhoz sabia que, apesar do desespero ante à iminente queda, o São Caetano não iria atacar com tanto ímpeto. Diante de uma forte marcação, a Locomotiva teve de melhorar o setor de criação, mas o gol só saiu em um contra-ataque, após uma jogada iniciada magistralmente por Felipe Ferreira e concluída para o gol por Léo Artur, aos 31 minutos. O Azulão mudou a postura e deu mostras de que, na segunda etapa, iria conseguir o empate.

Segundo tempo
O Azulão deve ter subido do vestiário com “a faca nos dentes” para empatar a partida. Mas, em uma jogada de escanteio, Diego ficou livre após cabeceio de Lúcio Flávio que bateu na trave. O atacante bateu para o gol e selou, ali, a reação do São Caetano. O campeão paulista de 2004 bem que tentou, mas caiu em uma arapuca armada pela Ferroviária. O time da casa se fingia de morto e irritava a torcida, mas bastava retomar a bola para criar jogadas de ataque de arrancar suspiros. Essa foi a tônica da partida até o fim e, com muitas chances desperdiçadas, a Locomotiva deixou de abrir vantagem e evitar sofrer até o minuto final.