Redação/RedeTV!
Time de Araraquara se destaca no feminino e nas categorias de base
A Ferroviária, que recentemente recebeu da CBF o reconhecimento como um centro de excelência na formação de atletas, comprova que o conceito clube-empresa pode trabalhar em harmonia com o Poder Público.
Prova disto é a ascensão do futebol feminino do time de Araraquara, dos bons resultados na Série D e do crescimento da base do futebol masculino.
Por trás do bom planejamento estão Pedro Martins, Roberto Braga, Paulo César de Oliveira (técnico campeão do futsal brasileiro) e pela continuidade do trabalho pelo pentacampeão Roque Júnior, que transformou a Ferroviária em um clube formador e dando a oportunidade ao técnico Leonardo Mendes, que foi campeão da Libertadores da América pelo futebol feminino.
Para obter o certificado da CBF, o clube deve atender a uma série de exigências, como comprovar a participação em competições oficiais, apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, detalhar os programas de treino e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas.
Além dos resultados com as finais da Libertadores Feminina, vemos grandes promessas sendo contratadas por grandes equipes nacionais e internacionais como Jordan, Rafinha e Richard, contratados pelo Corinthians, Maycon pelo Londrina, Felipe Estrella pela Roma, da Itália, Miqueias pelo Palmeiras e Murilo Coletti pelo Atlético Mineiro.
O nome da vez é o zagueiro Gustavo Medina(foto), de apenas 18 anos e que estava jogando na equipe sub-20, eliminada recentemente na terceira fase do Campeonato Paulista da categoria. O Real Valladolid, clube espanhol que tem o ex-jogador Ronaldo Fenômeno como proprietário, é um dos interessados.
O defensor iniciou a carreira na Escolinha Meninos da Vila, em Cuiabá, Mato Grosso, passou pelo Projeto Pagão, em Santos, e pelo Avaí até chegar na Ferroviária no fim de 2016.