A TODO VAPOR!

www.ferroviariasa.com.br

Muitos araraquarenses recordam com saudosismo os tempos em que a tradicional camisa grená da Ferroviária fazia frente a grandes desafios no futebol paulista e brasileiro. Desde esses tempos a instituição ganhou respeito por todo país, e ganhou também um sobrenome permanente, passando a ser a “Ferroviária de Araraquara”. Um símbolo indissociável do povo de Araraquara.

Os anos passaram, o futebol mudou, e mudou muito. Além do crescimento do volume de negócios em torno do esporte, mudaram as regras de organização do futebol. Assim como muitos outros clubes, a Ferroviária teve severas dificuldades em se adaptar às novas exigências do meio, e praticamente sucumbiu. Foram dezenove anos, longos e dolorosos, para os torcedores da Ferroviária.

Em 2014, recebi a missão de assumir a presidência da Ferroviária Futebol S/A. Com o apoio da comunidade local, a Ferroviária buscou se modernizar, se transformar administrativamente para estar à altura dos desafios do futebol moderno.

Com respaldo e retaguarda do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva: Beto Neves, Enio Rodrigues, Roque Junior, Bruno Pessotti, Humberto Boschiero, de ex diretores: Pedro Martins (CEO) e Roberto Braga, demos continuidade ao trabalho do ex Presidente Welson Alves Ferreira Junior, criamos estrutura enxuta e eficiente, e assim a Ferroviária se tornou um ambiente de discussões técnicas, orientadas segundo critérios científicos sobre futebol, e com isso obteve grandes resultados expressivos dentro de campo. No futebol masculino e no feminino a camisa grená voltou a fazer frente a grandes desafios; voltou a conquistar títulos no masculino e se manteve como uma das instituições mais fortes do continente no futebol feminino. E a Ferroviária recuperou sua tradição, sem deixar de olhar para o futuro: valoriza e colhe frutos da sua vocação na formação de atletas. Paralelamente, a Ferroviária adotou novas práticas administrativas, adotando processos internos  eficientes, robustos e transparentes.

Foram muitos os desafios que enfrentamos na gestão da Ferroviária, mas é possível afirmar que a instituição se preparou para os desafios do futebol moderno: criou seu próprio modelo de gestão como uma empresa de futebol, capaz de oferecer perspectivas de sustentabilidade financeira, se tornando assim uma empresa apta e atraente a receber investimentos.

Por identidade com as premissas em que se baseia a sustentabilidade financeira do nosso projeto de futebol, e por entender que o planejamento da Ferroviária e seus processos internos são adequados a novos e maiores desafios, a MS Sports, empresa de gestão de futebol que congrega investidores com longeva relação com o futebol, sempre marcados por seriedade e profissionalismo, apresentou seu interesse em participar da Ferroviária, investindo no capital social da empresa. A decisão se deu após longa prospecção pelo mercado do futebol. A MS Sports escolheu a Ferroviária e a cidade de Araraquara. Da mesma forma, pela capacidade de sinergia de trabalho, a Ferroviária recebe a MS Sports para potencializar sua construção.

Com respeito pelas tradições e pela história da Ferroviária, e por acreditar no potencial da cidade, a MS Sports chega para somar esforços no fortalecimento da Ferroviária, o clube-empresa que adquiriu respeito do mercado do futebol, e hoje Araraquara sabe que a Ferroviária é mais que um clube, é uma cidade.

Carlos Alberto Salmazo