JOSÉ ROBERTO FERNANDES – A VOZ DA FERROVIÁRIA!
Em tempos de Covid 19,prevenção ao Corona vírus e de reflexão eu não poderia deixar de homenagear e dedicar a singela coluna Personalidade a ele, José Roberto Fernandes, locutor e chefe da equipe esportiva Os Campeões da Bola, da rádio 107,5 FM.
Se minha família desembarcou de Bebedouro em Araraquara em 1976, em 1978, vieram os Fernandes da nossa vizinha Colina. Nós, em virtude do fato de minha mãe Kedma (in memoriam) ter sido transferida da Fepasa de Bebedouro como telegrafista e ele, para se transformar na voz da Ferroviária.
Antes, porém, veio cobrir um Sul-americano de Basket em 1976 e apaixonou-se pela Morada do Sol. É evidente que a cidade já teve e tem locutores de renome nacional e internacional que nasceram ou passaram pelas emissoras de Araraquara como Enio Rodrigues; Wilson Silveira Luiz; Wagner Bellini (in memoriam); Osney Montanari; Valmirão Moreira; Fernando Kajuru e o Pedro (PG) recentemente.
Mas Zé Roberto é diferente: perfeito, inova, reiventa e se aprimora sempre. Fico imaginando, como vai ser sem ele aqui na terra, porque não ficaremos para semente, mas vamos viver a realidade.
Lembro-me de ouvir, na minha infância, o Zé pelas ondas do rádio no Brasileiro, de 1983, e no Paulistão, de 1985, mas aproximei-me dele realmente em 1990, já com 15 anos, quando estava à frente do Projeto Skate, momento em que solicitava do poder público uma pista de skate que existe até hoje no complexo do estádio da Fonte Luminosa.
Ele nos cedeu prontamente o microfone líder dos Campeões da Bola e de lá pra cá, foram tantas as entrevistas, parcerias e uma vida vivida juntos que até trabalhar com ele trabalhei como agenciador de propagandas aos meus 20 anos de idade. Embora não tivesse atendido às expectativas, trabalhei.
Ali convivi bem mais com ele e com a equipe conhecendo um pouco mais dele, do Waguininho (in memoriam), do Cazuza, do Zé Conde Sobrinho, de passagem também Sidney Schiavon (in memoriam). Convivi também com a nova safra de jornalistas : Marquinhos Chioquini, Emerson Bellini, Felipe Santilho, André de Souza, Rodrigo Viana, Fernando Martins, Paula Cardoso, André Lourenço, entre outros.
JOSÉ ROBERTO FERNANDES
Nascido em Colina aos 29 dias de janeiro, Zé Roberto tem 75 anos, casado duas vezes. Tem 3 filhos e 2 netos e mora em Américo Brasiliense. Como ele sempre diz em suas jornadas esportivas, iniciou no sistema de altofalante de Colina aos 17 anos.
Antes brincava de latinha com cordinha que era o microfone na infância, sua brincadeira preferida ao invés de jogar bola. Mas houve um momento em que passou no teste para locutor esportivo em Barretos entre vários candidatos, uma espécie de vestibular e foi para Uberaba também trabalhar em rádios.
Quando Antônio Carlos Araújo foi fazer um amistoso entre Ferroviária e Barretos na cidade do peão e escutou o Zé narrando, teve a idéia de trazê-lo para fazer frente ao Wilson Silveira Luiz, amigos atualmente.
Em 1985, fundaram a equipe esportiva líder Os Campeões da Bola, cujo símbolo existe até hoje criado pelo Lineu Carlos de Assis da agência W&L e refeito pela Pensação Mídia Esportiva e tinham uma caravana azul que era o carro oficial da equipe.
Há 35 anos, já passaram pelas rádios Morada do Sol, Cultura, Brasil FM e TV Morada do Sol, TV Ara e TV Cultura Paulista e estão atualmente na rádio 107,5 FM e no facebook Os Campeões da Bola.
35 ANOS DE LIDERANÇA ESPORTIVA!
Ficar no ar durante 33 anos seguidos não é para muitos ou para poucos: é somente para ele. Ficou na época mais difícil da Ferroviária quando estava nas últimas divisões do Paulista. Teve de narrar um jogo em Caragatatuba contra o XV local em cima de uma mangueira.
A partir daí, passou a narrar os demais esportes como voleibol, basket, futebol de salão ou até mesmo ir para o jornalismo com o Jornal das Onze e ser assessor da Câmara Municipal de Araraquara e fundou a ABA, Associação de Basket Araraquara que tem o projeto Sonhando Alto, para formação de novos atletas.
Foi também colunista como eu aqui da Folha da Cidade e inovou com torneios esportivos promovidos pela sua equipe esportiva com ajuda de patrocinadores como o Desafio Comper de Natação, Copa Cultura de Futsal , Copa Cultura de Futebol Interbairros e Troféu Cultura, Melhores do Esporte, Domingão Esportivo .
E quando você acha que ele está em baixa, reaparece em alta com o Botequim Esportivo, Papo de Bola e agora com a sensação do momento, a Janela Esportiva, transmitido ao vivo pelo Facebook, algo inédito jamais visto juntamente com a Eventoara.
Faz transmissões pela Web, Facebook e têm parceiros e amigos por todo o Brasil. Na grande imprensa, no trecho SP/Rio/MG é conhecido como Zé Fernandes de Araraquara.
AGUENTA CORAÇÃO!
O que não faltaram para ele, foram emoções nestes quase 40 anos de Araraquara. Já teve propostas de saída, mas a ligação com a cidade, com o clube da Estrada de Ferro, faz com que ele não a deixasse. Ele pode contar com a fiel linha de patrocinadores que o apoiaram nos momentos mais difíceis como a Retífica Detroit e Nélvio Tintas, hoje AZ Tintas,Restaurante Novo Terraço e Restaurante do Cidinho entre tantos.
Viu a Ferroviária na sua melhor fase, no Brasileirão 1983 entre os 8 melhores; no Paulistão 1985, entre os 4; no Paulistão 1993 entre os 8; Campeã da A2 2015, Campeã da Copa Paulista de 2006 e 2017 e vice em 2016 e 2018 e Copa do Brasil de 2007 , 2016 e 2020 e Brasileirão da série D em 2006, 2018 e 2019.
Esteve presente na quarta divisão, quando caiu, em 1996, para a A2. No fim da linha, quase fechando e toda endividada, Zé Roberto já vinha passando por situações difíceis como um acidente de carro em 1999, um infarto em 2013, tendo tido perdas irreparáveis como a de Sidney Schiavon e Vágner Bellini.
Por outro lado, conta com o talento de profissionais formados por ele como é o caso de Marcos Chioquini, seu braço direito desde 2000,Váguinho Fiorini brilhar e Fenando Martins, hoje na grande imprensa em São Paulo.
O Sucesso de tudo isto, segundo ele, é crer em Deus, que ele nos guia, protege, orienta sempre, ajudado por amigos, familiares como esposa, filhos e netos, bem como os que o ajudaram e fundaram sua equipe esportiva. Dos que passaram, como já foi citado, e dos atuais com o Marquinhos, Vagner , Helter Torres, Marcelo Oyafuso, Jeferson,Adriano Ferreira , Marinho Rosa, Carlos Renato, Zequinha Belizário,José Roberto Ferrari,Emérson Bellini entre muitos que contribuem e muito para que isto ocorra.
Isto é somente um pouco da história, do mito José Roberto Fernandes, dos Campeões da Bola: a personalidade de hoje,quinta-feira, 18 de junho de 2020.
Graça e paz e que Deus te abençoe e proteja sempre, meu amigo.
Galeria de Fotos!
Foto 1 – José Roberto emocionado em 2017 em 07/09 quando da inauguração do campo do GRESMA que leva seu nome.
Foto 2 – Lançamento das equipe esportiva Os Campeões da Bola em 1985 no restaurante Terraço.
Foto 3 – Almoço no restaurante Novo Terraço,depois de 35 anos com a atual equipe dos Os Campeões da Bola em Janeiro de 2020.