Paula Cardoso, CBN Araraquara | ACidadeON/Araraquara
Bares e restaurantes de Araraquara buscam soluções para minimizar os impactos da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. E nessa corrida, mesas e cadeiras deram lugar ao telefone, ou seja, o público tem migrado para o serviço Delivery.
Para empresária Luciana Capuzzo, de 46 anos, o serviço de entrega veio para ficar, uma vez que em tempos de pandemia, é ele quem mantém seu negócio em atividade.
“A operação de Delivery veio para ficar, não tem mais como. Porque as operações de Delivery é o que está conseguindo manter os negócios funcionando, mesmo com muita dificuldade. O faturamento cai drasticamente sem a gente poder ter as pessoas lá consumindo e interagindo”, afirma.
Se a crise provoca mudanças na forma de funcionamento de bares e restaurantes, não pode ser diferente com o tradicional festival de gastronomia da cidade.
O idealizador do Fest Gourmet, Sergio Martins, conta que a versão Delivery veio para atender os empresários neste momento difícil. Segundo ele, o festival teve que ser muito bem pensado para que o setor da gastronomia não tivesse prejuízos.
“No início não haveria condições de fazer porque imagina o empresário da gastronomia que trabalha ali no dia-a-dia de repente ter que se reinventar para o Delivery, que é totalmente diferente, pois tem embalagem e para quem trabalha com alta gastronomia é diferente você servir em uma mesa e fazer uma embalagem própria para chegar naquelas mesmas condições na casa das pessoas. Então tudo isso foi estudado, discutido, ouvimos muitos especialistas para chegar neste modelo de Delivery que estamos fazendo em Araraquara”, explica.
Martins explica que a solicitação dos empresários pelo festival foi grande porque muitos acreditam que seja uma alternativa para melhorar a situação de momento.
“A vontade de fazer alguma coisa neste momento, dessas pessoas manterem os funcionários pelo menos, de manter suas ferramentas de trabalho ativas é muito grande, então a ideia está indo muito bem”, finaliza.
Luciana Capuzzo participa do festival e entende que pode ajudar ainda mais o seu restaurante.
“Estamos com bastante confiança de que o Festival não vai ser assim uma forma de garantir lucro, mas movimentar o negócio, porque ter um restaurante, um bar, não é simplesmente você ter ali os produtos para oferecer as refeições, você precisa estar sempre em movimento e o Festival faz com que isso aconteça”, conclui.
O Fest Gourmet Delivery acontece até o dia 26 de julho, com a participação de 36 estabelecimentos gastronômicos. São opções de cardápios com entradas e sobremesas, a valores que variam entre R$19,90 e R$ 59,90.
Os detalhes sobre locais, cardápios, formas de fazer pedido e horário de atendimento podem ser encontrados no site: festgourmet.com.br ou nas redes sociais do Facebook e Instagram.