Sem poesia

 A página da AFE na Europa
(Poemafeano.wordpress.com)

Internacional (Limeira) 2X0 Ferroviária
Troféu do interior
(Poema AFE …)

Seria o poema nº 666 (por sinal, o nº da besta…) deste espaço afeano, todavia até mesmo as musas se afastam quando assistem a um futebol como o que ontem alvitrou a Ferroviária, sem nenhuma inspiração e sobretudo sem qualquer demonstrado interesse pelo desafio em si, a ver jogar o adversário e a não esboçar reação, seus jogadores a passar por longe, entregando o jogo, indiferentes aos interesses do clube, que lá viu “voarem” as 360 “mocas” do prêmio (que seriam muito bem vindas) e principalmente a vaga na copa do Brasil de 2021.


Estranhou-se também a atitude do treinador, incapaz de “tocar as trompas” em cima dos atletas, a exigir empenho e raça, diante de tanto marasmo e desinteresse, a fazer cinco substituições que só vieram a confundir mais a equipe, já então desorganizada e mal composta. Salvo melhor juízo, cabe ao técnico, para além de coordenar os parâmetros técnicos e táticos, também exercer liderança e comando,  inclusive do ponto de vista psicológico, sobre os seus comandados. Fala mansa a justificar ao fim não adianta nada.


E pronto… Entra agora a AFE em compasso de espera pelo jogo da copa do Brasil (2ª mão) com o América de Minas marcado para o fim de agosto, sem qualquer atividade programada, ao contrário de seu adversário que tem compromissos em MG e no Nacional, fato que lhe imputa considerável vantagem. Depois, a série D do Nacional, o objetivo maior.

Mas a jogar assim, não vamos a lado nenhum…

Antonio Carneiro (Bélier)
V.N.Gaia – Portugal
30/07/2020