AFE: Episódios emblemáticos e pitorescos

Passagens curiosas que nortearam a trajetória da Ferroviária!

No dia 15 de maio de 1983, a Ferroviária mediu força com o Corinthians em sua estreia no Campeonato Paulista. Tratou-se do primeiro jogo após o marcante confronto em que a AFE venceu o Grêmio por 3 a 1, eliminando os gaúchos do Nacional em pleno Estádio Olímpico.

Diante do alvinegro de Parque São Jorge o escrete grená acabou sendo suplantada por 1 a 0, com gol anotado por Sócrates, que após se desvencilhar da marcação, mesmo tendo desferido um chute mascado, conseguiu vencer o arqueiro Éber, decretando o êxito corintiano. Invariavelmente o duelo é rememorado pelo frequentadores do Museu do Futebol, especialmente por um episódio envolvendo o saudoso zagueiro Pinheirense, que após entrada dura em Ataliba acabou sendo expulso por Dulcídio Wanderley Boschíllia. Após receber o cartão vermelho, o vigoroso defensor voltou até o corintiano, pisando em sua garganta. Tamanha confusão culminou ainda com as expulsões de Casagrande e Mauro.


Na oportunidade, a AFE alinhou com Eber; Marinho Paranaense, Arouca, Pinheirense e Divino; Sidney Alástico, Douglas Onça, Zé Roberto, Claudinho, Jorginho e Bozó. A Locomotiva teve Roberto Brida como comandante.

Legenda: Legenda: Contra o Corinthians, em 1983, o zagueiro Pinheirense foi o centro das atenções Ver menos