Caravanas afeanas

AFE: Episódios emblemáticos e pitorescos


No dia 8 de agosto de 1999 a Ferroviária viajou até a capital paulista para duelar contra o Nacional, pela fase semifinal do Campeonato Paulista. Com chances de galgar uma divisão no Estadual a ‘gente afeana’ empolgada com a jornada do time fez uma caravana rumando para o Estádio Nicolau Alayon. Sem contar os automóveis e torcedores radicados em São Paulo, 6 ônibus deixaram a Morada do Sol para acompanhar o desafio que terminou empatado por 2 a 2. O escrete orientado pelo técnico Carlos Rabelo teve seus dois gols assinalados pelo lateral Ti. O resultado não bastou para a AFE, que teve como consolo a não classificação dos anfitriões para fase decisiva do certame.


Antes disso, no Paulistão de 1993, a AFE estava no grupo Amarelo, que classificava os dois primeiros times para o chaveamento com o grupo Verde. Disputando com Novorizontino e América de Rio Preto os dois postos no octogonal final, o penúltimo compromisso da primeira fase estava ocorreu no dia 2 de maio, na cidade Feitiço, diante do Grêmio Catanduvense. Na expectativa de encaminhar a classificação, significativo frisson tomou conta da torcida, que se deslocou até o Estádio Silvio Salles com 11 ônibus, além da caravana de carros e motos. O cotejo terminou empatado por 2 a 2, sendo que os tentos da Locomotiva assinalados por Mauro e Moisés. Na feita o técnico era Vail Motta.


Mas em se tratando de invasões, nenhuma superou a ida da massa grená para a capital no 2º jogo da semifinal do Paulistão de 1985 (11/12/1985). Após empate por 2 a 2 com a Portuguesa na Fonte Luminosa, a AFE do técnico Bazani foi tentar a vaga na decisão do Estadual no Canindé. Mesmo em se tratando de uma quarta-feira à noite, grande ajuntamento de torcedores ocorreu na Morada do Sol. Dezenas de afeanos queriam rumar para São Paulo apoiar o time. Tamanha movimentação culminou com o preenchimento de 14 ônibus que foram assistir o duelo que terminou com êxito da Lusa por 2 a 0. O embate contou com um público de 20.429. Mesmo com o revés, até hoje, se trata da terceira melhor campanha do clube no Campeonato Paulista. Fora de campo a torcida deu show!

Legenda: Em 1993 a torcida da AFE marcou presença em Catanduva, a fim de empurrar o time para a fase final do Paulistão