20/04/2022: 01 ANO SEM OSWALDO SALVADOR,O LUA,O MAIOR TORCEDOR SÍMBOLO DA FERROVIÁRIA! 

Entre muitos torcedores símbolos do clube,Lua se destacava pela sua simplicidade e honestidade .

Oswaldo Salvador,o Lua,morreu aos 82 anos em 20/04/2021 e  estava internado na Santa Casa de Araraquara com infecção urinária e hemorragia nas fezes, decorrente de câncer de próstata, teve um agravamento e precisou ser intubado  e não resistiu, vindo a falecer.O corpo foi velado na funerária Bom Jesus e contou com a presença das irmãs , amigos , torcedores e diretores da Ferroviária,seu clube do coração. Torcedor fanático e símbolo da Ferroviária fez parte da antiga Boca do Lixo e ajudava os treinadores da cidade como Tota, Zé Lemão e outros membros de diferentes times de futebol,trabalhou na pensão do bairro do São Geraldo e foi daí que o Pio(também Osvaldo,Volpe)deu a idéia dele morar com os jogadores e ser o caseiro do clube. 

Depois que a pensão foi demolida,ele foi morar em um quartinho no estádio da Fonte Luminosa e agora que o clube tem a Arena multi”uso”,ele tinha sua própria moradia que fica atrás da antiga casa das máquinas,hoje,o espaço do Karatê. 

Tem o respeito e carinho de todos da cidade e da coletividade afeana  e quem não o conhece?Éra somente andar pela cidade e ver uma pessoa com andar devagar e distrubuindo seus cartões que já sabemos quem é. 

RESPEITO,CARINHO E CONSIDERAÇÃO! 

Éra figura conhecida na cidade, anda com seus tradicionais cartões amarelos que apresenta para quem merece e está dentro dos padrões e vermelho para quem erra e pisa na bola.E  deram a sugestão dele dar o verde também,o da esperança,o da vida eterna. 

 Sempre se vestia com roupas que estampavam o logotipo da Ferroviária. Além disso, ia aos bailes no Clube  27  de Outubro de terno e gravata e utiliza também o traje de chinelo,bermuda e camiseta, além de tomar sua cervejinha nos botecos da cidade. 

Por causa dos problemas de saúde que teve e tem é de poucas palavras, mas era muito lúcido.É só ficar um pouco com ele,que percebe que é esperto e perspicaz. 

Seus familiares moram no Bairro do Carmo,suas 02 irmãs,até tentou morar com elas,mas seus amigos que a vida lhe deram o ajudaram e muito,lhe deram a independência de morar sozinho. 

O André Bermudez do “Bar do Mercado”conseguiu sua aposentadoria por invalidez que administra e muito bem ,o Pio, Erminio, Tetê Viviani,Edinho Silva, José Carlos Magdalena ,Marcos Silva ,Artur Rocha, Wilson Índio e muitos lhe ajudam e deram a liberdade de morar sózinho, além de se alimentar na sede do clube e assistia os jogos no camarote com direito a lanche e refrigerente. 

Os colaboradores do estádio da Fonte Luminosa,o Denilson,Pedrinho.Lia , Márcio  e Viviane o ajudam no que ele precisar e uma secretária doméstica através do André limpava semanalmente a sua casa que  também tem televisão digital.

Muito querido na cidade ,admirado e respeitado por todos.Atualmente era técnico do time de master´s da Ferroviária, foi participante do programa Filhos de Putting durante a Copa do Mundo da Rússia  em 2018, transmitido pela TV Cultura Paulista e era  integrante dos Filhos do Paschoal. 

Em tempos de pandemia e Covid 19 estava morando com as irmãs no bairro do Carmo mas ia visitar sua residência mas deixava bem claro que estava ausente ,mas vivo e quem ainda comandava ali era ele , além de ter sido um dos primeiros araraquarenses a tomar a vacina contra o Covid 19.

MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR! 

O que não faltam para este mito, são histórias.Paulinho Ianelli me contou uma certa vez que ele “parou”no braço,a Torcida Jovem do Santos tanto aqui como na Vila Belmiro. 

Outra que o Tetê Viviani contou foi na estréia da Ferroviária SA em 2004,foi em Batatais e o Tetê foi fazer uma reportagem com a história do Carlos Alberto,goleiro falecido da Ferroviária e quem foram:Lua e Tetê.Combinado!13h00 chegaram na terra do leite.A hora que a viúva do Carlos Alberto viu o Tetê se emocionou,mas quando viu o Lua,chorou de emoção,pois o moço era herói na família.Você aqui.Não acredito.Quando moravam em Araraquara,perderam o cachorro de estimação  e o Lua encontrou e devolveu depois da cidade estar procurando-o 

A festa para eles foi tanta que chegaram em cima da hora para a estréia,estádio lotado e a idéia do Viviani foi ele entrar como imprensa e o Lua na cabine de autoridade como diretor do clube e quando o Tadeu Alves,repórter da Rádio  Cultura  viu não acreditava,pois parecia mesmo um “olheiro” e se mostrava sério de terno e gravata.Na hora de vir embora ,ele vira para o Tetê e diz:02 latinhas de gelada na festa do leite,senão eu não volto. 

E o Enoque da Na Cópia Papelaria e Copiadora me confidenciou que ele já treinava futebol com o técnico  Tota e o Lua ajudava -o e era uma doideira.Ele apitava errado o que era certo e vice versa.Era muito engraçado e o Tota ficava bravo com a situação e no final acabava se divertindo também. 

FESTA SURPRESA DE 80 ANOS! 

Como parte da programação mensal do Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha de outubro de 2018,foi organizada uma festa surpresa para o Lua e para alegria não só dele como de Nós que organizamos,foi um sucesso e com presença de personagens importantes da imprensa e do esporte e cidade como José Roberto Fernandes, Wilson Silveira Luiz, Carlos André de Souza,Marcos Quioquini, Marcelo Oyafuso, Gilmar Mendes ,Pio, Wilson Carrasco, Wilson Índio, Vica, Ermínio, Fábio Leite, Neno Piveta, Tú Patreze, Celso Henrique, Torcida Afeganistão, demais esportistas ,amigos, familiares e para quem foi também. 

Emocionado Lua disse que não queria dizer nada,somente agradeceu a todos e recebeu presentes do Marcos Silva,Tetê Viviani e dos Filhos do Paschoal e diz que em breve gostaria de receber um celular  para ligar para os amigos e parentes e se conectar na internet.É o Lua chegando a modernidade,minha gente! 

AMIGO DE TODOS E ATÉ DO PREFEITO EDINHO SILVA! 

O prefeito Edinho Silva  sempre o recebe em seu gabinete aonde demostra seu carinho,respeito  e afeto pelo Lua que não é de hoje, desde quando ele foi jogador do Juvenil da Ferroviária e tomam um café e o presenteou com a camisa 10 retrô do Bazani da AFE quando o amigo fez 80 anos e ficou contente de vê-lo e convidou mais vezes ,assim que quiser,será sempre bem vindo e um prazer recebê-lo.Lua também gostou de ver o prefeito e sentiu feliz por ter feito a visita e ganhado o presente. 

Sempre quando acontecem festa ligada aos esportes me futebol,ele era convidado de honra como ocorreu  nos finais de cada ano com os Veteranos e Master´s da Ferroviária e na festança de 10 anos da Torcida Afeganistão.