Encontro foi realizado em comemoração aos 42 anos da Sala de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha.
No último Domingo 29/05, o Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” recebeu o Café da Manhã “Matheus Mascia”, em um encontro que teve como propósito marcar a comemoração pelos 42 anos da Sala de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha, que foram completados no último dia 24, e prestar uma homenagem a Matheus Mascia, gerente de marketing do Clube Araraquarense e grande incentivador do museu, falecido no mês de maio.
Na ocasião, Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, que é monitor do Museu, recepcionou parentes e amigos de Paschoal e membros da Torcida Organizada Afeganistão, além de familiares de Matheus Mascia, que conheceram o museu e foram presenteados com troféus e medalhas. A atividade contou com a arrecadação de 20 quilos de alimentos que serão revertidos a famílias em situação de vulnerabilidade de Araraquara. Também ficou decidido que o Torneio Truco Solidário, que também visa a arrecadação de alimentos, será realizado em julho, em data a ser definida.
O Museu de Reminiscências também lançou a Campanha Inverno Solidário, que visa a arrecadação de agasalhos para serem doados a famílias vulneráveis do município. A ação social vai até o final do mês de junho e as doações podem ser feitas no próprio museu e no portão 4 do Complexo de Piscinas da Fonte Luminosa.
Museu de Reminiscências Esportivas
Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.
Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense, Garrido Assessoria Contábil e do poeta afeano Antônio Carneiro Bellier, que ajuda na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@