Especial Wilson Silveira LuizEm 1976, o então Presidente da SAC-Sociedade Amigos do Carmo, Antonio Fernando Silvestre, “bolou” grandes promoções anuais no dia 1ª de maio.
Torneios de truco, futebol de salão e bocha, além de brincadeiras infantis, constituíram por muitos anos, uma das maiores comemoração do Dia do Trabalho.
E este colunista teve a alegria de ser Patrono da referida festa esportiva e social.Em 1991, tendo como base o sucesso do torneio anual da SAC, este colunista mais o Paschoal Gonçalves da Rocha e o Dr. Ildeu Wolfarth, resolvemos fundar uma Liga de bocha em Araraquara.
Depois de vários meses, o estatuto ficou pronto. E a data-base da fundação seria 1º de maio de 1992. Dai pra frente e até agora, a LIBA-Liga Bochófila de Araraquara, tem sido sucesso total.RESUMO VITORIOSOCampeã dos Jogos Regionais, diversas vezes; Tricampeã estadual interseleções.
Por várias vezes teve como campeãs as duplas de Araraquara, participantes dos campeonatos realizados pela Secretaria Estadual de Esporte e Juventude; Bolão, Gustavo e Adalberto, jogando pela Seleção Paulista foram campeões brasileiros.
Em 1993, LIBA realizou no Clube Araraquarense o primeiro curso de arbitragem bochófila do interior do Estado; em 2000 realizou o único, até hoje, curso de arbitragem bochófila dentro de uma Universidade, a nossa UNIARA; realizou com sucesso a fase final do campeonato brasileiro, nas canchas do Clube Náutico Araraquara. LIBA promoveu o primeiro campeonato estadual interclubes de duplas femininas, certame denominado Copa da Loba, que foi “encampado” pela Federação Paulista de Bocha e Bolão. O primeiro certame da Federação foi vencido por dois anos seguidos, pelo Clube Náutico Araraquara; posteriormente a equipe feminina do Melusa Clube, venceu o certame duas vezes. Araraquara é a cidade com mais títulos estaduais femininos.O único Congresso de Ligas bochófilas do país, foi realizado no Clube Náutico Araraquara, em 1993. LIBA realiza anualmente o campeonato denominado Copa Araraquara e que levará neste ano, o nome de Tranquinio Geraldo Bombarda, um dos grandes batalhadoras do esporte que faz amigos. LIBA é sem dúvida, modéstia à parte, um orgulho para aqueles que praticam a bocha em Araraquara e Região. A Entidade hoje é presidida por Gustavo Torres Félix, ex-campeão brasileiro e considerado um dos grandes nomes da modalidade. Citar nomes aqui seria muito difícil.
Foram muitos esportistas empenhados na formação e criação da LIBA. Vou citar apenas um nome – José Zavagli (Zé Palito), um dos baluartes. E através do saudoso Zé Palito, saúdo todos os diretores, jogadores, técnicos e torcedores.Parabéns LIBAMuitos anos de vida.Na foto – modelo do diploma passado às agremiações fundadoras da LIBA – 1 de maio de 1992.Melusa – o time com maior número de títulos na Copa Araraquara, 9 vezes.